Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Croton serratifolius Baill. LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 13-06-2012

Criterio:

Avaliador: Rafael Augusto Xavier Borges

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

C. serratifolius apresenta uma distribuição extensa no sul do Brasil, Argentina e Paraguai, com subpopulações conhecidas em várias situações de ameaça.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Croton serratifolius Baill.;

Família: Euphorbiaceae

Sinônimos:

  • > Croton corrientesianus ;
  • > Croton garckeanus ;
  • > Croton garckeanus var. abortivus ;
  • > Croton garckeanus var. genuinus ;
  • > Croton garckeanus var. guaraniticus ;
  • > Croton garckeanus var. major ;
  • > Croton myriadenus ;
  • > Croton myriadenus var. normalis ;
  • > Croton myriadenus var. parvifolius ;
  • > Croton pimeleus ;
  • > Croton serratifolius var. rupestris ;
  • > Croton serratifolius var. silvaticus ;
  • > Croton stoechadis var. silvaticus ;
  • > Oxydectes corrientesiana ;
  • > Oxydectes garckeana ;
  • > Oxydectes pimelea ;
  • > Oxydectes serratifolia ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Descrita originalmente na obra Adansonia 4: 312. 1864, a espécie é caracterizada pelas suas folhas tomentosas na face abaxial, eucamptódromas; brácteas com ca. de 5 mm, ovais, com ápice longamente acuminado, pubescentes e esparsamente glandulosas na base (Caruzo; Cordeiro, 2007).

Distribuição

A espécie não é endêmica do Brasil, ocorrendo amplamente distribuida aqui nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Cordeiro et al., 2012). Foi registrado ainda na Argentina e Paraguai (Caruzo; Cordeiro, 2007).

Ecologia

Subarbusto a arbusto, terrícola, dos campos limpos, Florestas Ombrófilas Mistas e demais Formações Campestres associadas aos domínios fitogeográficos Mata Alântica e Cerrado (Caruzo; Cordeiro, 2007; Sobral et al., 2009; CNCFlora, 2011; Cordeiro et al., 2012).

Ameaças

1.1.4 Livestock
Detalhes A criação de gado é uma ameaça a biodiversidade no sul do Brasil. O pastejo excessivo resulta em diminuição na cobertura do solo e em riscos de erosão, além de substituição de espécies forrageiras produtivas por espécies que são menos produtivas e de menor qualidade, ou até mesmo na perda completa das boas espécies forrageiras. Em 1996, 7 milhões ha na região Sul do Brasil eram utilizados com pastagens cultivadas, principalmente com espécies não-nativas (Overbeck et al., 2009).

1.7 Fire
Detalhes Figuram como as principais ameaças aos campos gerais do cerrado do Estado do Paraná (também aos Cerrados do sul de São Paulo, onde a espécie ocorre): queimadas, pastoreio, plantio de espécies arbóreas exóticas, mineração, agricultura e pecuária intensivas (Melo et al., 2004).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes A Floresta Ombrófila Mista teve significativa importância no histórico de ocupação da região Sul, não somente pela extensão territorial que ocupava, mas principalmente pelo valor econômico que representou durante quase um século. No entanto, a intensidade da exploração madeireira, desmatamentos, queimadas, substituição da vegetação por pastagens, agricultura e reflorestamentos homogêneos reduziram a cobertura vegetal a remanescentes florestais que não perfazem mais do que 1% da área originalmente ocupada por esta fitofisionomia da Mata Atlântica (Klein, 1985).

Ações de conservação

1.2.2.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Extinta" (EX) no Estado de São Paulo (SMA-SP, 2002).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie foi registrada dentro dos limites do Parque Estadual do Cerrado (PR) (CNCFlora, 2011).

Referências

- CORDEIRO, I. ET AL. Euphorbiaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

- SOBRAL, M.; KAMINO, L.H.Y.; OLIVEIRA, C.TSTEHMANN, J.R. ET AL. Euphorbiaceae. Rio de Janeiro, RJ: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2009.

- CARUZO, M.B.R; CORDEIRO, I. Sinopse da tribo Crotoneae Dumort. (Euphorbiaceae s.s.) no estado de São Paulo. Hoehnea, v. 34, n. 4, p. 571-585, 2007.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

- OVERBECK, G. E. ET AL. Os campos sulinos: um bioma negligenciado, Campos Sulinos: Conservação e uso sustentável da biodiversidade, Brasília, DF, p.26-41, 2009.

- KLEIN, R. MBIGARELLA, J. J. A vegetação florestal. 1985. 71-91 p.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Croton serratifolius in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Croton serratifolius>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 13/06/2012 - 17:50:42